INSS: cronograma de pagamentos da Previdência Social
O calendário é estabelecido pela Previdência Social, eles organizam a lista de beneficiários para começarem a receber os valores referentes a suas assistências previdenciárias. É importante acompanhar as datas divulgadas pela entidade.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
As datas são definidas com base nos valores que serão liberados, o cronograma para quem recebe até um salário mínimo difere para quem recebe valores superiores a R$1.100,00. Continue a leitura e confira as datas.
Assistências previdenciárias
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concede assistências para os trabalhadores e contribuintes que se encaixarem nas diretrizes previdenciárias. Dentre as assistências disponibilizadas estão:
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença e acidente;
- Aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e especial;
- benefício assistencial.
Calendário de repasses
Na segunda-feira (24) passada começaram os pagamentos das assistências previdenciárias de setembro. Os benefícios serão pagos para pensionistas e aposentados contemplados pela Previdência Social.
Os indivíduos são classificados com base no final do número NIS. O pagamento é iniciado para aqueles que tem o número 1 como final do NIS.
Os pagamentos serão iniciados para aqueles que recebem até R$1.100,00:
- Segunda-feira (24/09) — NIS 1;
- Segunda-feira (25/09) — NIS 2;
- Terça-feira (28/09) — NIS 3;
- Quarta-feira (29/09) — NIS 4;
- Quinta-feira (30/09) — NIS 5;
- Sexta-feira (01/10) — NIS 6;
- Segunda-feira (04/10) — NIS 7;
- Terça-feira (05/10) — NIS 8;
- Quarta-feira (06/10) — NIS 9;
- Quinta-feira (07/10) — NIS 0.
Já quem deve receber valores acima do salário mínimo nacional, os repasses deverão começar em outubro, confira o cronograma:
- Sexta-feira (01/10) – NIS 1 e 6;
- Segunda-feira (04/10) – NIS 2 e 7;
- Terça-feira (05/09) – NIS 3 e 8;
- Quarta-feira (06/09) – NIS 4 e 9;
- Quinta-feira (07/10) – NIS 5 e 0.
As datas de pagamento podem ser conferidas e confirmadas através do aplicativo “Meu INSS”. O aplicativo pode ser adquirido para celulares Androis e iOS, será necessário efetuar o login, caso não tenha realize o cadastro.
Ele pode ser feito gratuitamente, é preciso informar dados pessoais para a conclusão da inscrição.
Os valores a serem concedidos seguem as proporções estipuladas pela legislação previdenciária, existe um teto limite de valor a ser liberado pelo INSS.
Segundo a Previdência Social, cerca de 35 milhões de pessoas receberão os valores, dentre esses estarão os pensionistas e aposentados.
Fonte: Rede Jornal Contábil.